Está com dores musculares? Câimbras? Saiba algumas dicas para amenizar ou até prevenir essas dores.
As dores musculares são muito comuns em corredores de rua. Essas dores devem receber sua devida atenção, pois diversas são as lesões que acomete os praticantes de corrida.
Câimbras
Primeiramente para evitar as câimbras durante a corrida deve-se diminuir a carga do treino, caso exceda o esforço você estará sujeito a uma lesão mais grave, como o estiramento muscular.
As formas de estar prevenindo as câimbras são: alongamento, fortalecimento muscular feito de forma periodizada, hidratação, alimentação antes e depois da corrida, e repouso, entre 36hs e 48hs antes de retornar os treinamentos.
Dor muscular tardia
Os sinais mais visíveis da dor muscular tardia são: dor aguda, rigidez muscular e hipersensibilidade ao toque, que geralmente surgem de dois a três dias após a corrida de alta intensidade, após esse período, há uma diminuição dos sintomas.
Para a prevenção e tratamento da dor muscular tardia o alongamento foi muito utilizado para tratar a dor muscular, mas hoje sabemos que alongar as fibras que já estão alongadas pode causar um novo sangramento intramuscular acompanhando de mais dores. Uma das estratégias de recuperação muscular é a massagem, feita de forma suave ela pode ajudar na circulação, se esta for feita com gelo ela pode ajudar a aliviar as dores musculares.
Muitos corredores acabam recorrendo aos antiinflamatórios após as provas. Porém, o uso de medicamentos sem prescrição médica pode provocar problemas seríssimos, além de não ter uma recuperação adequada.
Fernanda Vicentini Tokikawa
Nenhum comentário:
Postar um comentário