Muito se falou que pessoas com hipertensão não deveriam fazer exercícios com pesos, pois os médicos temiam que os picos de pressão durante o treino afetassem a saúde arterial e resultar na elevação da pressão arterial após longos longo período de treinamento.
Todavia, sabe-se que os estudos feitos não sustentaram esta preocupação. E, atualmente alguns estudos de grande porte chegaram à uma conclusão contundente: Exercícios com peso reduz a pressão arterial aferida com o corpo em repouso. Com treinos cotidianos a força muscular adquirida reduz a demanda cardíaca.
A Associação Cardíaca Americana, publicou a revista Circulation um relatório constatando que duas ou três sessões de exercícios com peso por semana bastam para reduzir a pressão arterial.
A revista Hypertension publicou uma análise de 11 testes feitos em clinicas, onde 182 adultos foram submetidos à exercícios com pesos várias vezes por semana e comparados com 138 que não fizeram este tipo de exercício. Os resultados foram 2% de queda na pressão arterial sistólica(máxima) em repouso e 4% na pressão arterial distólica(mínima), em alguns casos os percentuais foram ainda mais altos. Estes resultados certamente promovem melhora na saúde cardiovascular!
Estudos comprovam ainda que treinamentos de resistência também podem beneficiar pacientes cardíacos.
Enfim, o mito criado era baseado na preocupação que se tinha com os picos de pressão arterial durante o treino, entretanto, a rotina de treinamentos com peso, a longo prazo, proporciona uma efetiva redução da pressão arterial.
Desta forma, é fundamental que as pessoas com problema de hipertensão consultem seu médico antes de iniciar uma rotina de atividades físicas, e principalmente nestes casos, é indispensável o acompanhamento de um Personal Trainer devidamente habilitado e munido dos equipamentos necessários!
Fernanda Visintin Tokikawa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário