terça-feira, 17 de maio de 2011

Dores musculares após a corrida???

Está com dores musculares? Câimbras? Saiba algumas dicas para amenizar ou até prevenir essas dores.
As dores musculares são muito comuns em corredores de rua. Essas dores devem receber sua devida atenção, pois diversas são as lesões que acomete os praticantes de corrida.


Câimbras
Primeiramente para evitar as câimbras durante a corrida deve-se diminuir a carga do treino, caso exceda o esforço você estará sujeito a uma lesão mais grave, como o estiramento muscular.
As formas de estar prevenindo as câimbras são: alongamento, fortalecimento muscular feito de forma periodizada, hidratação, alimentação antes e depois da corrida, e repouso, entre 36hs e 48hs antes de retornar os treinamentos.

Dor muscular tardia
Os sinais mais visíveis da dor muscular tardia são: dor aguda, rigidez muscular e hipersensibilidade ao toque, que geralmente surgem de dois a três dias após a corrida de alta intensidade, após esse período, há uma diminuição dos sintomas.
Para a prevenção e tratamento da dor muscular tardia o alongamento foi muito utilizado para tratar a dor muscular, mas hoje sabemos que alongar as fibras que já estão alongadas pode causar um novo sangramento intramuscular acompanhando de mais dores. Uma das estratégias de recuperação muscular é a massagem, feita de forma suave ela pode ajudar na circulação, se esta for feita com gelo ela pode ajudar a aliviar as dores musculares.
Muitos corredores acabam recorrendo aos antiinflamatórios após as provas. Porém, o uso de medicamentos sem prescrição médica pode provocar problemas seríssimos, além de não ter uma recuperação adequada.

Fernanda Vicentini Tokikawa

quinta-feira, 24 de março de 2011

MUSCULAÇÃO X PRESSÃO ALTA (MITO OU VERDADE?)

Muito se falou que pessoas com hipertensão não deveriam fazer exercícios com pesos, pois os médicos temiam que os picos de pressão durante o treino afetassem a saúde arterial e resultar na elevação da pressão arterial após longos longo período de treinamento.
Todavia, sabe-se que os estudos feitos não sustentaram esta preocupação. E, atualmente alguns estudos de grande porte chegaram à uma conclusão contundente: Exercícios com peso reduz a pressão arterial aferida com o corpo em repouso. Com treinos cotidianos a força muscular adquirida reduz a demanda cardíaca.
A Associação Cardíaca Americana, publicou a revista Circulation um relatório constatando que duas ou três sessões de exercícios com peso por semana bastam para reduzir a pressão arterial.
A revista Hypertension publicou uma análise de 11 testes feitos em clinicas, onde 182 adultos foram submetidos à exercícios com pesos várias vezes por semana e comparados com 138 que não fizeram este tipo de exercício. Os resultados foram 2% de queda na pressão arterial sistólica(máxima) em repouso e 4% na pressão arterial distólica(mínima), em alguns casos os percentuais foram ainda mais altos. Estes resultados certamente promovem melhora na saúde cardiovascular!
Estudos comprovam ainda que treinamentos de resistência também podem beneficiar pacientes cardíacos.
Enfim, o mito criado era baseado na preocupação que se tinha com os picos de pressão arterial durante o treino, entretanto, a rotina de treinamentos com peso, a longo prazo, proporciona uma efetiva redução da pressão arterial.
Desta forma, é fundamental que as pessoas com problema de hipertensão consultem seu médico antes de iniciar uma rotina de atividades físicas, e principalmente nestes casos, é indispensável o acompanhamento de um Personal Trainer devidamente habilitado e munido dos equipamentos necessários!

Fernanda Visintin Tokikawa.

terça-feira, 22 de março de 2011

A importância de treino de pernas.


Você sabe o que fazer para você não virar um "sabirila", mistura de perna de sabia com corpinho de gurila, ou a famosa "placa de preferencial"???

O segredo para pernas gigantescas começa com aquele exercício que todos ou amam, ou odeiam. Isso mesmo: o agachamento livre! Este sempre será o exercício base para qualquer treino de perna.

Aqueles aparelhos modernos com exercícios isolados são bons, mas para ter pernas “brutais”, o exercício que tem que ser dado prioridade é o agachamento.
Para quem não pode fazer o agachamento por problemas nas costas ou nos joelhos, o legpress pode é uma boa alternativa, lembre-se que o exercício não pode ser prejudicado pela quantidade de peso. Quem nunca viu aquele rapaz colocando uma montanha de peso no legpress e sem descer nem a metade do movimento? Neste caso, é melhor ir para casa comer um torresminho com coca-cola que suas pernas crescerão mais do que isso!
Isto vale para todos os exercícios para as pernas. Lembre-se, a perna é um músculo grande e agüenta altas cargas, por isso há pessoas que exageram nas cargas e acabam massacrando a boa postura e boa execução do movimento.

Para construir pernas brutas, é fundamental a execução correta dos exercícios, e é claro, com o máximo de carga POSSÍVEL!

Mas isso só é possível ser feito sem risco, com o acompanhamento de um profissional habilitado, um personal trainer!

Fernanda Vicentini Tokikawa.